ROMPENDO RELAÇÕES
PERGUNTA: Por que é tão difícil romper com alguém, e é especialmente duro para a pessoa com quem se rompeu.
ABRAHAM: Por que é tão difícil terminar um relacionamento e por que é especialmente difícil para a pessoa que foi deixada? Bem, muitos relacionamentos quando terminam, aquele que está deixando alguém está, geralmente, fazendo de tudo para justificar porque está partindo. Assim, aquele que foi deixado recebe explicações que está sendo deixado porque é inapropriado aqui, desta forma e daquela forma. E vocês simplesmente não podem ouvir um diálogo que diz tudo ao contrário do que seu Eu Interior sabe ser verdade e sentir-se bem ao mesmo tempo.
Agora, se duas pessoas estão num relacionamento e ambas olhando para frente, olhando para o futuro no lugar de ficar cutucando o passado, é concebível que a relação evolua e mude sem que ninguém saia machucado.
Mas muitas pessoas não mudam sem forçar a situação. Não é interessante? É como dirigir por uma estrada dizendo que está indo para lá porque não aguenta estar aqui.
Bom, não é verdade. Normalmente quando você está dirigindo, você está indo para algum lugar, não está fugindo de algo a menos que seja de um furacão na Flórida. Em outras palavras, você está indo para onde está indo. Se pudesse adotar esta atitude de seguir a frente nos seus relacionamentos, as coisas seriam melhores.
Queremos dizer a todos que seria bom se parassem de se sentir desconfortáveis com respeito a evoluir nos relacionamentos. Seria bom se parassem de justificar porque estão partindo. Vocês sentem esta necessidade porque existe muita gente que sabe do seu relacionamento. Pessoas, família e amigos, que têm opiniões sobre você e seu relacionamento. E elas desenvolveram uma imagem de você no seu relacionamento e você tenta corresponder a cada imagem que alguém faz sobre você e seu relacionamento.
Assim, quando você decide que pode sentir-se melhor em outro lugar, geralmente assume esta postura defensiva de dar justificações, onde você precisa ativar todas as razões que explicam porque você não quer mais ficar aqui e quer ficar lá. Mas o que acontece é que ativa correntes contrárias em você.
Você quer algo diferente do que tem, mas ativa o que já tem e isto divide sua energia e torna-o menos efetivo. Como você parece estar desintegrando aos olhos dos outros, eles dizem, 'Acho que não fez uma boa escolha porque você não está feliz como era.'
E o que você tem vontade de dizer é, 'Não estou feliz porque estou tentando agradar todos vocês e isto não é possível. Se eu pudesse apenas fazer o que é melhor para mim sem ficar me justificando, minha energia seria mais pura e eu estaria me sentindo muito melhor. E meu relacionamento futuro viria mais rápido e eu continuaria a prosperar.'
PERGUNTA: Por que isto drena tanta energia e consegue fazer com que percamos a fé?
ABRAHAM: Quando alguém o desaprova? Quando alguém decide que quer outra coisa diferente que relacionar-se com você? Por que isto o leva a perder sua auto-confiança?
PERGUNTA: Energeticamente falando, porque isto drena tanto de nossa energia?
ABRAHAM: Bom, não drenaria se você tivesse aprendido antes a alinhar-se com a sua fonte.
Veja, quando uma pessoa o adora, ao apreciá-lo, ela está em alinhamento com a fonte de energia e está transbordando energia sobre você. E como este alinhamento está ativado nela, ela O ativa em você, e assim é só deleite. Mas daí você se torna dependente da apreciação do outro para sentir-se bem. Quando ele deixa de apreciá-lo e você ainda não aprendeu a conectar-se com sua fonte de energia, você acaba se sentindo um marionete que alguém precisa puxar as cordas para que se mova.
Mas se for uma pessoa confiante, você já se reconhece livre do que os outros pensam, e sabe que pode sentir-se bem não importa o que esteja acontecendo ao seu redor.
você já vinha praticando aquele amor incondicional que diz, 'Vou me sentir bem porque quero me sentir bem, droga! Vou encontrar alguma coisa que vai me fazer sentir bem, mesmo num mar de coisas ruins vou encontrar o que me faça sentir bem porque minha conexão com a Fonte importa mais que tudo junto', e então nada que alguém lhe fizesse poderia afastá-lo da sua conexão.
Mas vocês não aprendem isto. Nasceram em famílias onde aprenderam que a felicidade dos outros importa mais que a sua. Eles ensinam a não darem atenção à sua Orientação Interior; dizem que são pequenos, tolos e não sabem o que fazem. Dizem que eles sabem mais, que são mais experientes que vocês, que conhecem os tropeços na estrada e que vão guiá-los. E assim desconsideram o que vocês sentem e dizem, 'faça como eu digo'.
E dizem que ninguém disse que a vida seria fácil. (Abraham diz que é.) Dizem que a vida não é para ser divertida. (Abraham diz que é.) E dizem que a vida não é justa. (Abraham diz que é.)
Seus pais querem convertê-los ou conformá-los ao que eles pensam que é melhor. E então levam-nos pela mão para a escola, para a igreja, para corporações de pessoas que vão convencê-los que vocês precisam fazer o que vai fazê-los sentirem-se melhor sobre você - e não é de admirar que você perca contato com sua própria Orientação, percebe?
E como vocês vêm se importando com o que os outros pensam, e vêm se treinando nisto há muito tempo, vocês transferem o manto para seu parceiro amoroso. Vocês dizem, 'me importo tanto com como você se sente sobre mim que vou desconsiderar como me sinto.' Então, o parceiro sendo o inconstante que sempre é, o deixa mal toda vez.
Não sabemos de ninguém que tenha a habilidade de, consistentemente, mantê-los como objeto da atenção que poderia chegar perto da sua conexão com a Fonte de Energia. Eles vão lhe deixar mal toda vez, percebe?
É por isso que no consultório do terapeuta tem todo aquele falatório sobre minha mãe fez isso, meu pai fez aquilo e minha filha fez isto. Todos culpando alguém por sua própria insegurança. E queremos lhe dizer que você é inseguro porque não decidiu ser seguro. Você não se sente forte pensando que alguém é mais forte e o faz sentir-se fraco. Você não se sente bem porque não insistiu em sentir-se bem.
Você não pratica e acaba dizendo: "Você me magoou."
Nós nos colocaríamos num ponto onde nossos sentimentos seriam não-magoáveis; num ponto onde seríamos capazes de nos conectar com a Fonte de Energia apesar do que alguém possa estar fazendo. Assim, se alguém que costumava nos manter como foco da sua atenção, não mantém mais, nós não perderíamos nossa firmeza, não perderíamos no ponto de equilíbrio porque estamos conectados com a Fonte de Energia. Seríamos, portanto, o ponto forte que até daria a mão ao outro, se fosse preciso.
(...)
É impressionante como muitos relacionamentos podem ser refeitos com o re-alinhamento com a Fonte. Porque foi o desalinho a causa da ruptura. O que acontece com muita gente é que duas pessoas começam um relacionamento, ambas querendo se sentir bem, e ambas mantendo o outro como responsável pela forma como se sentem. E achamos isto tão estúpido.
Porque ele não pode vibrar por você. E você está dando todo seu poder ao outro.
Um culpa o outro e ninguém sente-se feliz. Ao passo que um pode decidir, "Eu não mais vou mantê-lo como responsável pela forma como me sinto."
Você pode imaginar que delícia seria? Que delícia alguém lhe dizer, "Minha felicidade é minha tarefa e eu adoro você de muitas formas, mas não vou mantê-lo como responsável pela forma como me sinto. Eu sou responsável pelo meu sentir." Você não gostaria de ouvir isto de alguém que é íntimo seu? Não seria uma delícia?
Bom, não espere que façam isto para você. Você pode dar isso a alguém. Você pode sentir a mesma delícia dizendo, "Eu quero que você seja feliz, mas não vou deixar que sua infelicidade cause a minha infelicidade, porque eu quero muito ser feliz."
Abraham-Hicks/ Tarrytown, NY 10/9/04 - Tradução de Claudia Giovani/06
コメント