Repelente Natural
Óleos essenciais: a maneira mais verde de se defender contra insetos
Repelentes de insetos que são comercializados são formulados com produtos químicos que podem ser prejudiciais aos seres humanos e também aos nossos animais de estimação. N,N-Dietil-meta-toluamida, conhecida como DEET, é o ingrediente mais comum nesses produtos e quando aplicado à pele pode causar irritação ocular, bolhas, reações alérgicas e erupções cutâneas. Estudos associaram o DEET a danos neurológicos, alterações comportamentais e morte de células cerebrais. Além disso, essa substância tem um impacto negativo no meio ambiente. O DEET é tóxico para aves e vida aquática e foi encontrado presente em 75% dos rios e fontes naturais de água apenas nos Estados Unidos.
Uma maneira natural, menos agressiva e ambientalmente amigável de manter os insetos à distância e evitar suas mordidas é aproveitar as qualidades dos óleos essenciais. Assim como algumas plantas emitem aromas que atraem insetos para estimular a polinização, outras geram substâncias aromáticas capazes de repeli-las. Os óleos essenciais extraídos dessas plantas confundirão os insetos, que passarão sem nos morder.
É desta forma que criamos nosso Repelente Natural, uma combinação de óleos humanos e pet-friendly que repelem mosquitos, moscas, pulgas, carrapatos e outros insetos.
Aqui estão alguns dos óleos mais usados e seus efeitos.
MENTA – O óleo de hortelã,embora extraordinariamente perfumado para os seres humanos, age como um repelente para a maioria dos insetos, especialmente mosquitos e pulgas.
EUCALIPTUS – O óleo essencial de eucalipto de limão (Citriodora Corymbia) é composto por 80% de citronelol, uma substância conhecida por seus efeitos como repelente de insetos.
LAVANDA – Lavanda diferentes(Lavandula angustifolia, L. latifolia, L. dentata) têm sido usadas contra insetos desde os tempos antigos. Era costume pendurar buquês na porta da casa ou quartos, para evitar sua entrada. A lavanda, fresca ou seca, é ideal para proteger do surgimento de moscas, vespas, abelhas e abelhas dentro e fora de casa.
NEEM– Neem(Azadirachta indica),uma árvore nativa da Índia e mianmar, tem muitos usos em medicina ayurvérdica e cosméticos. De suas sementes e folhas você recebe um óleo contendo azadiracina, que interfere com o ciclo de vida de alguns insetos, que não destrói, mas repele e impede sua reprodução. Recomenda-se assustar tartans e mosquitos dentro e fora de casa, contra pragas de piolhos e, como alternativa aos pesticidas químicos, contra pragas causadas por alguns insetos sugadores e besouros nas plantas do terraço.
ÁRVORE DE CHÁ - Derivado das folhas de uma planta australiana, óleo de árvore de chá. O óleo de árvore de chá, tem propriedades antibacterianas, anti-micóticas e antissépticas, tem sido usado como antibiótico natural, como um fungicida para eliminar fungos e tem sido considerado grande auxiliar no combate a piolhos, pulgas e carrapatos.
CITRONELLA – Esta grama(Cymbopogon nardus),nativa da Índia e do Sri Lanka, assusta principalmente mosquitos e abelhas. Um de seus componentes voláteis, citronelol, foi derivado de um sintético que é usado em repelentes comerciais.
ROMERO – O óleo de alecrim é derivado da planta de alecrim, uma erva de cozimento comum que cresce em muitos lugares ao redor do mundo. O óleo de alecrim é um repelente natural de insetos e é uma alternativa natural aos repelentes de pesticidas. Muitas pessoas optam por usar repelente de alecrim para crianças ou mulheres grávidas para evitar a exposição a produtos químicos nocivos.
GERANIO – O óleo de gerânio, retirado da flor de mesmo nome, faz parte de uma família de repelentes de insetos eficazes e naturais. Combinando e adicionando óleo de gerânio, criamos um repelente de insetos seguro e fácil de usar que será eficaz contra a maioria dos tipos de mosquitos, pulgas e insetos voadores.
OLOR CLOVE – O cravo tem muitos benefícios, mas um que sempre será prático é que o cheiro que ateia não é agradável para os mosquitos. É por isso que é útil e saudável criar um repelente natural e não poluente para poder usá-lo quando ele nos convém.
Muito importante!
Nossa, excelente!!