COMO É FEITO UM PROBIÓTICO E SEUS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE
Os probióticos são micro-organismos vivos que podem trazer benefícios para a saúde humana, especialmente para o sistema digestivo e imunológico. Eles podem ser encontrados naturalmente em alguns alimentos fermentados, como iogurte, kefir e missô, ou adicionados a outros produtos, como cereais, sucos e leites. Também existem suplementos de probióticos que podem ser consumidos de acordo com a orientação médica ou nutricional.
Os probióticos são feitos a partir de diferentes espécies de bactérias ou leveduras, que são selecionadas por suas propriedades benéficas e sua capacidade de sobreviver ao trânsito gastrointestinal.
Eles são cultivados em meios de cultura adequados, que fornecem os nutrientes necessários para o seu crescimento e multiplicação. Em seguida, eles são isolados, purificados e concentrados, podendo ser liofilizados (desidratados por congelamento) ou encapsulados para facilitar a sua conservação e transporte.
Os probióticos atuam principalmente no intestino, onde interagem com a microbiota intestinal, que é o conjunto de micro-organismos que habitam esse órgão. Os probióticos podem ajudar a manter o equilíbrio da microbiota intestinal, favorecendo as bactérias benéficas e inibindo as bactérias nocivas. Dessa forma, eles podem prevenir ou tratar algumas doenças infecciosas ou inflamatórias que afetam o intestino, como diarreia, gastrite, úlcera e câncer de cólon.
Além disso, os probióticos podem influenciar o sistema imunológico, modulando a resposta inflamatória e estimulando a produção de anticorpos.
Eles também podem produzir ou facilitar a absorção de algumas vitaminas e minerais essenciais para o organismo. Outros benefícios dos probióticos que estão sendo estudados são: melhorar a cognição, reduzir o colesterol, promover a perda de peso, melhorar o sono e o estresse.
Portanto, os probióticos são micro-organismos vivos que podem ser obtidos por meio de alimentos ou suplementos e que podem trazer diversos benefícios para a saúde. No entanto, é importante ressaltar que os efeitos dos probióticos dependem da espécie, da dose e da duração do consumo, bem como das características individuais de cada pessoa. Por isso, é recomendado consultar um profissional de saúde antes de iniciar o uso de probióticos.
João Pedro Pinto
Arte Viva Atelier
Fontes: 1, 2, 7, 8
Saiba mais:
1. tuasaude.com2. nationalgeographicbrasil.com3. essentia.com.br4. guiadasaude.pt5. bing.com6. infoescola.com7. nestlehealthscience.com.br8. atlasdasaude.pt
Comments