Do dr Samuel Dallelaste
Para cada 1 dólar gasto pela OMS em campanhas de prevenção e conscientização sobre alimentação saudável, 500 dólares são gastos pelas indústrias alimentícias em pesquisa de como tornar os seus produtos alimentícios cada vez mais sedutores e viciantes para o paladar humano.
Se você fosse dono de uma marca de produtos alimentícios, você não iria querer que seu consumidor comprasse e consumisse o máximo possível?
É exatamente pensando nisso que combinações de aditivos químicos são utilizadas para promover maior sensação de recompensa dopaminérgica no córtex gustativo e fazer com que o consumidor sinta um prazer indescritível.
Açúcar, sal refinado, glutamato monossódico, sucralose e outras substâncias são os "carros chefe" deste apelo, mas de todas as combinações que podem existir no planeta, a mais viciante de todas é a gordura + açúcar.
A mãe natureza é tão sabia que teve um grande cuidado em não oferecer essa combinação pois seria um crime contra a existência humana, uma vez que o homem jamais conseguiria controlar a sua gula e compulsão.
Por isso fontes de gordura como abacate, coco, nozes e castanhas não tem açúcar. E por isso que fontes de açúcar como a banana, o mamão e a melancia não tem gordura. Entenderam?
É muito fácil criar um mercado promissor, Basta desenvolver drogas capazes de viciar pessoas mas dar um jeitinho para que estas drogas sejam aceitas socialmente como algo "normal" ao invés de algo proibido e perigoso. Depois, crie campanhas fazendo com que estas drogas sejam associadas a amor, carinho, prazer e recompensa, como é o caso do chocolate por exemplo.
Ninguém irá pensar ou questionar, afinal é "normal" e todo mundo faz!
Chegamos em um momento em que pessoas que se nutrem apenas de alimentos saudável são taxadas como pessoas que fazem dieta.
Comments