Cultivos da Caseiro
7 Flores comestíveis fáceis de cultivar em casa!
Valor nutricional das flores comestíveis O valor nutricional das flores comestíveis não foi muito estudado até à data, apenas se sabe que as flores comestíveis possuem algumas vitaminas e minerais e têm baixo teor calórico. Contudo, o interesse crescente na sua utilização vai muito para além do valor nutricional. Presumo que a a maioria da sua utilização gastronómica é utilizada, sobretudo, para dar aquele toque especial a alguns pratos. São bastante versáteis e podem fazer parte de saladas, entradas, pratos principais e mesmo sobremesas.
É fácil distinguir as flores comestíveis? Existe uma enorme variedade de flores comestíveis e muitas delas são provenientes de hortícolas e ervas aromáticas e medicinais conhecidas.
Falo por exemplo das flores de curgete, de ervilha, de nabiça ou rabanete, de coentros, de erva-cidreira ou manjericão, salva ou oregãos, entre muitas outras. Existem ainda as flores comestíveis de plantas selvagens que crescem espontâneamente como é o caso das flores de borragem ou flores de dente de leão, malvas, etc.
Interessa salientar que em caso de dúvida na sua identificação, mais vale prevenir e não colher. Existem algumas flores que não são comestíveis por serem venenosas ou terem uma acção irritante para o nosso corpo. Falo de algumas plantas que crescem em jardins, como por exemplo as ervilhas de cheiro a arruda ou plantas bolbosas (como tulipas, anémonas, jacintos) e mesmo algumas flores de hortícolas, como o caso da flor da batata, tomate ou beringela.
Devemos ter sempre o cuidado de nunca utilizar flores de origem desconhecida ou adquiridas em centros de jardinagem ou jardins públicos, pois podem ter estado sujeitas a exposição de produtos químicos ou outras contaminações.
Não basta que a flor seja apenas comestível, é importante que não cresça próximo a fontes de poluição.
Algumas formas mais comuns de
utilização de flores comestíveis
Saladas: podem salpicar as pétalas ou mesmo as flores inteiras. Devemos adicionar no final da preparação e tempero.
Sobremesas: adicionam-se pétalas ou flores inteiras a gosto para acrescentar cor ou aroma.
Pão, biscoitos e bolachas: acrescentam-se nas receitas de pão ou bolachas
Canapés: adicionam-se flores frescas de diversas formas, para decoração a gosto.
Cubos de gelo: vertemos água fervida em cuvetes, colocamos uma pétala ou flor em cada cubo (de acordo com o tamanho) e levamos ao congelador durante uma hora. Em seguida acrescentamos água fervida para preencher a cuvete e congelamos até solidificar.
Flores comestíveis fáceis de cultivar em casa
1. Amor perfeito São uma opção excelente para cultivar e dar mais cor ao jardim em pleno Inverno. Não gostam de temperaturas elevadas (preferem temperaturas inferiores a 16ºC). Existem muitas espécies de amores-perfeitos ou violas. Eu prefiro cultivar na horta ou jardim cá de casa, as variedades com flor mais pequena (aparentemente dão mais flor e são menos sensíveis a doenças). Já fiz sementeira e transplantação e não é um processo complicado, mas se não tiverem tanta sensibilidade para sementeiras, é mais fácil comprar as plantas em vaso. Na verdade acaba por ser uma das opções mais escolhidas, dado o custo baixo desta planta. Para promover mais floração, devemos sempre cortar as flores velhas e murchas.
Como utilizar? As flores são utilizadas secas ou frescas ou mesmo cristalizadas. Podem ser utilizadas para fazer infusões, ou mesmo geleias ou então dar aquele toque especial de cor a vários pratos. Cá por casa utilizo as flores salpicadas em saladas, cubos de gelo e infusões frescas.
2. Calêndulas
A Calêndula é uma planta herbácea anual, vejam aqui mais detalhes sobre este grupo de plantas. Pode ser utilizada com diversos fins medicinais, sendo utilizada frequentemente na preparação de infusões. É ainda utilizada com diversos fins cosméticos e gastronómicos. A Calêndula requer muita exposição solar. A floração acontece sobretudo de Abril-Novembro e as suas flores fecham quando está escuro.
Uma curiosidades: . As egípcias usavam a calêndula para dar um brilho avermelhado no cabelo.
É ainda uma planta amiga da minha horta! O seu cultivo tem benefícios na horta, pois atrai muitos insetos úteis e produz grande quantidade de pólen.
Como utilizar? Cá em casa utilizo também em saladas, canapés e mesmo sobremesas. Salpicada em cima de arroz acabado de fazer funciona também muito bem!
3. Chagas ou capuchinha
A flor de chagas é também conhecida como flor de sangue, capuchinha, nastúrcio, entre outros nomes. É uma das plantas mais conhecidas no reino das flores comestíveis. Florescem muito bem durante a Primavera e verão, mas não resistem às temperaturas extremas. Apresentam uma vasta variedade de cores e tamanhos, sendo a cor laranja e amarelo as mais comuns. São muito fáceis de propagar através de sementeira. Gostam de exposição solar direta não tolerando bem as geadas. Gostam de solos húmidos, mas não encharcados.
Como utilizar? Quase toda a planta é comestível, desde as flores, folhas, botões e mesmo as sementes. As flores são ricas em vitamina C e apresenta um sabor ligeiramente picante, muito semelhante ao agrião, podendo ser utilizadas na decoração de diversos pratos.
4. Zínias
Fazem sucesso na ornamentação de jardins com a intensidade e diversidade de cor. São plantas muito fáceis de cultivar a partir de semente e geralmente germinam, florescem e morrem no período de um ano (plantas anuais).
São plantas que se adaptam muito bem as altas temperaturas, ideais para climas quentes e secos, não suportando baixas temperaturas nem geadas. Gostam de solos leves, bem drenados, rico em nutrientes, sendo indispensável manter o solo húmido durante a fase inicial de crescimento.
Uma curiosidade: As zínias são a segunda espécie de plantas que conseguiram germinar no espaço (depois da alface, em 2015). Foi a primeira flor a crescer dentro da estação Espacial Internacional.
Como utilizar? As flores de zínias são utilizadas de diversas formas em especial na preparação de saladas e sobremesas.
5. Tagetes ou cravos-túnicos
São plantas anuais e também conhecidas como cravo-da-índia, com várias espécies, cores e de fácil propagação. São muito fáceis de cultivar a mantêm um jardim florido durante todo o Verão e Outono. Requerem boa exposição solar, devendo retirar-se as flores murchas para prolongar o período de floração. Estas plantas, nomeadamente na floração, são boas repelentes de insetos, em especial a mosca branca e nematoides (presentes no solo). Devem ser plantadas em bordaduras das culturas. Tem sido demonstrados bons resultados no cultivo associado ao tomateiro, alho e roseiras.
Como utilizar? Esta flor não é das mais comuns no mundo da cozinha. Contudo, as flores que possuem um cheiro muito forte, podem ser utilizadas na preparação de manteigas aromatizadas, patês e risotos.
6. Gerânios ou sardinheiras
Os gerânios, vulgarmente conhecidos como sardinheiras, são um tipo de planta que permanece em constante florescimento desde a Primavera até ao Outono. Esta planta garante que o jardim ou varanda esteja sempre exuberante, com muita cor durante todo o verão.
Como utilizar Estas flores têm um aroma cítrico e as suas flores frescas podem ser utilizadas em saladas. Ficam também bem em sobremesas com fruta e bebidas podendo ser congeladas em cubos de gelo.
7. Cravíneas
São muito conhecidas e fáceis de cultivar. São plantas anuais ou bi-anuais e acrescentam muita cor ao jardim. Gostam de bastante exposição solar e são tolerantes a temperaturas mais elevadas e climas mais secos.
Como utilizar? Têm um sabor apimentado e podem ser utilizadas em saladas ou sobremesas. Podem ainda servir para aromatizar geleias ou vinagres. Se gostaram deste artigo, partilhem com os vossos amigos e façam o cultivo das flores comestíveis que mais gostam!
Tenho ainda uma sugestão! Se este artigo vos deixou com vontade de colocar as mãos na terra e iniciar a vossa horta, tenho um curso para vos ajudar! Aprendem na prática a cultivar a vossa primeira horta de hortícolas e aromáticas em vasos, varandas, pátios e outros pequenos espaços.
Comments