É um superalimento com vitaminas e antioxidantes
A Formidável Beldroega
A beldroega, Portulaca oleracea, é uma daquelas plantas que a maioria das pessoas chama de “mato”. O que é considerado uma erva daninha para alguns pode ser um poderoso remédio para os outros. Valiosa em muitas culturas em todo o mundo, esta suculenta herbácea fornece uma variedade de vitaminas, minerais e antioxidantes.
Além disso, há muitas outras razões cientificamente apoiadas para adicionar este vegetal incrível à sua alimentação. Confirmamos que beldroega é um alimento nutritivo rico em ácidos graxos ômega-3 e antioxidantes. Folhas macias e suculentas têm mais ácidos graxos ômega-3 do que em alguns dos óleos de peixe.
São plenas as justificativas para mencioná-la: seu valor nutricional, importância cultural na manutenção da sabedoria popular e a própria diversidade alimentar. Um fato que me impressiona ao tomar ciência das descobertas feitas por essas pesquisas que mencionei mais acima foi saber que estamos perdendo nossa diversidade alimentar.
Quando esta "erva" incomum tornou-se objeto de estudo científico, os pesquisadores ficaram encantados com o que encontraram. Este vegetal tem altos níveis de ácidos graxos ômega-3, bem como quantidades significativas de fibras, vitamina A, vitamina C, B-família vitaminas, ferro, magnésio , manganês, potássio, cálcio e cobre. Além disso, os pigmentos betalain (compostos antioxidantes poderosos) e carotenóides completam este verdadeiro tesouro de nutrientes e compostos orgânicos benéficos. Os pesquisadores vêem evidências de que o consumo de beldroega reduz a pressão arterial e os níveis de colesterol, assim como tornam o sangue menos propenso a formar coágulos.
Alguns dos benefícios para a saúde da beldroega incluem sua capacidade para ajudar a perder peso, aumentar a saúde do coração, ajudar no desenvolvimento das crianças, o tratamento de certas doenças gastrointestinais, prevenir certos tipos de câncer, proteger a pele, aumentar a visão, fortalecer o sistema imunológico, construir ossos fortes e aumentar a circulação.
Beldroega (Portulaca oleracea, P. sativa) é conhecida como uma erva daninha irritante para muitos, mas a realidade é uma planta carregada com valor nutricional e é realmente um "superalimento".
Saúde do Coração: Em termos de aumentar a força de seu sistema cardiovascular, beldroega pode ajudar de várias maneiras. Mais notavelmente, os pesquisadores ficaram surpresos quando viram os níveis muito elevados de ácidos graxos ômega-3 na beldroega, mais elevados do que em alguns óleos de peixe , que são amplamente consideradas a melhor fonte para estes ácido benéficos. E ela está sendo ainda mais valorizada por ser um dos poucos alimentos de origem vegetal que é grande fonte do ácido graxo ômega 3, necessário para a boa manutenção da saúde.
Ômega-3 ajudam a reduzir a quantidade de "mau" colesterol no organismo e promover um equilíbrio de colesterol saudável em nossa corrente sanguínea. Consumindo alimentos que são ricos em ômega-3 foi mostrado para reduzir significativamente a doença cardiovascular, bem como a aterosclerose, impedindo assim os ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais. Além disso, o potássio encontrado na Beldroega pode reduzir a pressão arterial devido ao seu comportamento como um vasodilatador, o que significa que relaxa os vasos sanguíneos e reduz a pressão sobre o coração.
Perda de peso Aids: Beldroega é muito baixa em calorias , mas é e embalado com fibra alimentar rico em nutrientes. Isso significa que as pessoas podem se sentir completo depois de uma refeição de beldroega, mas não necessariamente até sua ingestão de calorias por muito, ajudando assim as pessoas que estão lutando para perder peso ou manter suas dietas.
Desenvolvimento Infantil: Embora a investigação ainda está em curso, os primeiros estudos têm demonstrado que altos níveis de ômega-3 em crianças pequenas resultaram em uma diminuição de certas perturbações do desenvolvimento , incluindo o autismo , ADHD , e outras questões que afetam milhões de crianças em todo o mundo.
Doenças gastrointestinais: Algumas pessoas podem se afastar de tratamentos de medicina alternativa para as suas várias condições de saúde, mas na medicina tradicional chinesa, beldroega foi amplamente usado para tratar de tudo, desde diarreia e sangramento intestinal para hemorróidas e disenteria. Embora a maior parte da medicina ocidental não confirme essas descobertas, a beldroega (conhecido como Ma Chi Xian na medicina chinesa) ainda é usado até hoje para uma ampla variedade de condições intestinais. Esses benefícios são atribuídos principalmente à presença de tantos compostos orgânicos benéficos encontrados em beldroega incluindo dopamina, ácido málico, ácido cítrico, alanina, glicose e muitos outros.
Condições de pele: Junto com problemas gastrointestinais, de beldroegas pode tratar uma grande variedade de condições de pele também. Os altos níveis de vitamina A, combinado com o coquetel de compostos encontrados neste vegetal significa que ele pode ajudar a reduzir a inflamação em picadas de abelhas e picadas de cobra quando aplicados topicamente, mas também pode aumentar a aparência saudável da pele, reduzir rugas , E estimular a cicatrização de células da pele para remover cicatrizes e manchas quando consumido.
Prevenção do Câncer: Uma das doenças mais comuns e trágicas no mundo de hoje é o câncer, portanto, qualquer item alimentar anti-cancerígena é muito elogiado. Beldroega tem níveis significativos de vitamina C e vitamina A, ambas as quais funcionam como antioxidantes para prevenir certos tipos de cancro, especialmente cancros do pulmão e orais. Entretanto, a beldroega contem também os compostos do pigmento do betalain, que dão à planta sua coloração amarela e vermelha distintiva. As beta-cianinas e as beta-xantinas têm sido diretamente relacionadas com efeitos anti-mutagênicos no organismo, o que significa que eles impedem que os radicais livres causem mutações em células saudáveis, ajudando assim a prevenir o desenvolvimento de câncer.
Visão de reforço: A vitamina A e beta-caroteno foram ambos ligados à saúde ocular e visão por muitos anos. Beldroega pode ajudar a prevenir a degeneração macular e catarata, eliminando os radicais livres que atacam as células do olho e causar essas doenças comumente relacionadas com a idade.
Ossos fortes: A gama de minerais presentes na beldroegas torna-a uma escolha saudável para as pessoas que querem proteger seus ossos. Cálcio, magnésio, ferro e manganês são todos os elementos necessários para desenvolver o tecido ósseo e acelerar o processo de cicatrização dos ossos do nosso corpo. Isto pode ajudar a prevenir a osteoporose, uma condição relacionada com a idade comum que afeta milhões de pessoas.
Melhoria da circulação: O alto teor de ferro e cobre em beldroegas significa que ele irá estimular a produção de glóbulos vermelhos. Ambos os minerais são essenciais para aumentar a circulação, o que significa que mais de oxigênio a ser entregue às partes essenciais do corpo, o aumento da velocidade de cicatrização de células e órgãos, aumentou cabelo crescimento, e uma melhoria geral da eficiência metabólica!
O que torna esta verdura tão poderosa?
Além de conter os flavonóides anticancerígenos kaempferol, apigenina, luteolina e quercetina, este super vegetal também oferece 17 vitaminas e minerais, ácidos graxos ômega-3, poderosos antioxidantes e quatro flavonóides únicos para o portlucanonas. Além de conter os flavonóides anticancerígenos kaempferol, apigenina, luteolina e quercetina, este super vegetal também oferece 17 vitaminas e minerais, ácidos graxos ômega-3, poderosos antioxidantes e quatro flavonóides únicos para o portlucanonas.
E os benefícios de saúde não param por aí.
Já foi demonstrado em ensaios clínicos para ajudar os adultos com diabetes tipo 2, diminuindo significativamente o açúcar no sangue, colesterol, triglicérides e até mesmo ajudou a perder peso!
A beldroega também demonstrou poderosas propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, antifúngicas e antivirais, e foi mostrado para aumentar a imunidade aumentando o número de glóbulos brancos em ratos).
"É uma planta milagrosa", disse Dr. Artemis Simopoulos, presidente do Centro de Genética, Nutrição e Saúde, em Washington, que descobriu enquanto trabalhava no National Institutes of Health que a planta tinha o mais alto nível de Omega-3 os ácidos gordos de qualquer outra planta verde.
Sua pesquisa foi relatada pela primeira vez no New England Journal of Medicine no final da década de 1980, mas levou tempo para a consciência nutricional e cultura alimentar para recuperar o atraso. Pelo menos nos Estados Unidos.Temos tudo isso em nosso quintal e podemos comê-lo, é mais barato que o salmão", disse Joan Norman, proprietário de One Straw Farm em White Hall.
A beldroega é uma fonte de ácido alfa-linolênico, ou ALA. Estudos que investigam a notável longevidade e baixa taxa de doenças cardiovasculares entre as pessoas que vivem na ilha grega de Creta sugerem que a ingestão elevada de ALA de alimentos como beldroega, nozes, figo pode ser um dos elementos que contribui para excepcional saúde cretenses. Da mesma forma, a população idosa da ilha de Kohama, no Japão, famosa por ter uma expectativa de vida excepcionalmente longa e uma das mais baixas taxas de mortalidade por doença coronariana no mundo, tem altas concentrações de ALA no seu sangue. Na verdade, a beldroega é a mais rica fonte de ômega-3 ácidos graxos entre cultivados vegetais de folhas verdes.Tem gosto semelhante a rúcula. Eu não sou um fã do termo "superalimento", mas em comparação com as coisas como couve, quinoa, e o Açaí, a beldroega merece uma menção. Os componentes nutricionais de alimentos selvagens nos fornece uma maior proporção de nutrientes do que os vegetais que comemos hoje em dia, por isso é bom incluí-los na alimentação diária, tanto quanto possível. Para alguns, a beldroega pode ser bastante incômodo espalhando ao longo de um espaço de jardim, mas para outros é valorizada entre as variedades verdes silvestres comestíveis como uma folha vegetal nutritiva. Uma porção de 100g de beldroega: 300-400mg de ômega 3s (como ALA, ácido linolênico alfa) 1,9 mg de beta-caroteno 26,6 mg de vitamina C 14,8 mg de glutationa A glutationa é um antioxidante importante, assim como beta-caroteno. O teor de beta-caroteno no herbívoro é equivalente ao das cenouras, que são consideradas uma fonte primária do nutriente. A única desvantagem potencial que os investigadores encontraram na beldroega é seu alto teor de ácido oxálico, o que pode agravar a formação de oxalatos no corpo, que fornam pedras nos rins.
O nome científico de beldroega é Portulaca oleracea, e tem um sabor ligeiramente amargo e salgado que o torna uma adição interessante para o paladar. A planta inteira, incluindo as folhas, caule, flores e sementes, são comestíveis e têm sido usados por milhares de anos em diferentes variações.
Embora a beldroega é frequentemente considerada uma erva daninha em nossos jardins, os fãs de dieta alcalina deve tomar nota, que este verde folhoso de baixa caloria oferece quatro vezes o poder alcalinizante do que o suco de limão puro!
Fontes:
University of Illinois extension.
USDA National Nutrient Database.
Nutrition to Reduce Cancer Risk.
Leia mais: http://www.tiaxica.com/beldroega
tiaxica.com