Coaching Arte Viva de Ser é a criação de uma parceria entre coach (profissional) e coachee (interessado) para o desempenho de atividades cognitivas e práticas no manuseio dos elementos vivos (sementes germinadas, verduras, legumes e frutas cruas) ...
...num despertar do processo criativo na Culinária Viva refletindo no estilo de vida pessoal, possibilitando também o desenvolvimento e o refinamento das aptidões neste campo de experimentação humana.
.
É realizado em parceria com um profissional Coaching Arte Viva do Ser, em que a pessoa (coachee, interessado) é estimulada a identificar valores da Culinária Viva e de hábitos de vida em sua própria residência ou em outro local por ele estabelecido.
Isto é realizado através de uma apreciação e contato direto com estes elementos vivos refletindo a sua essência.
É estimulada também a definir objetivos e realizar ações no preparo deste Alimento Vivo repercutindo num redesenho do seu próprio estilo de vida, a fim de ter uma relação mais satisfatória e efetiva na preparação da sua própria alimentação viva e esta adaptada ao seu dia-a-dia.
No Coaching Arte Viva de Ser não existe nenhum limite ou “padrão” para as abordagens, nem para “as dimensões“ que no caso de coaching de vida, por exemplo, podem ser muitas.
No planejamento estratégico ou na gestão estratégica organizacional não existe a relação de “parceria” como existe entre coach e coachee no Coaching Arte Viva de Ser .
Coach:
é o profissional que exerce a profissão, ou aplica o processo.
Plura: Coaches
Coachee :
é a pessoa que vivencia o processo, o cliente.
Plural: Coachees.
Coaching não é o mesmo que “orientação”, nem “treinamento”, tampouco “aconselhamento” ou “consultoria”.
Podemos falar em “estratégia personalizada ou pessoal”, em contraposição à estratégia organizacional de outros coaching, mas também essa correlação empobrece as aplicações do Coaching do Arte Viva de Ser
“ (…)coach se tornou uma palavra internacional, usada em todos os países onde a profissão existe, e tentar criar um termo diferente em português iria descaracterizar o trabalho de coaching.
Imagine alguém tentando traduzir a palavra Gestalt ou a palavra yoga. São palavras que por serem tão únicas conseguem definir a atividade que representam sem maiores explicações”.
(Rhandy di Stéfano, em O Líder Coach.)
Entendemos que não existe um “padrão” previamente estabelecido para a “excelência humana”, nem uma escala de desenvolvimento a ser percorrida.
Normalmente o Coaching Arte Viva de Ser envolve uma duração no tempo e um sequenciamento de experiências de aprendizagem pré-determinados através de uma entrevista inicial tendo como base o Programa "Coaching de Módulos de Encaixe Livre".
É o próprio cliente coachee quem escolhe e decide o que deseja alcançar neste processo de despertar de sua Culinária Viva e de como fazer isso. Cabe ao profissional Coaching Arte Viva de Ser utilizar os recursos e instrumentos deste coaching especifico para auxiliar a pessoa coachee nesse sentido.
É o conjunto de experiência, valores, habilidades, conhecimentos, atitudes e características pessoais que distinguem o desempenho ou o comportamento observável das pessoas; ...
... é o querer e saber fazer algo ou comportar-se de determinada forma.
O coaching envolve o relacionamento com um profissional.
Estamos falando de duas pessoas, a princípio.
Obs.: Repare que o processo pode ser desenvolvido por dois ou mais profissionais Coaching Arte Viva de Ser , sem que isso descaracterize os elementos fundamentais do coaching.
Contudo, lembre-se de que, por definição, o processo é “personalizado”, é individualizado, é construído por cada pessoa e para cada pessoa coachee.
Assim sendo, a rigor, é indevido falar em coaching em grupo, caso se trate de vários clientes coachees ao mesmo tempo.
Muitas vezes o que se deseja com o Coaching Arte Viva de Ser é um novo “comportamento”, uma alternativa de reação ou um novo hábito para a construção de um novo estilo de viva.
Nesse caso, dizemos que a proposta é que a competência seja desenvolvida.
Outras vezes, o que se pretende é incrementar, potencializar, aperfeiçoar “comportamentos” que já existem.
O desenvolvimento e o refinamento podem ocorrer simultaneamente.
É estimulado a atuação do Coaching Arte Viva de Ser , sendo muito bem definida como a de um profissional capacitado, que se encarrega de estruturar conversas, diálogos, exercícios, práticas que provoquem uma reflexão qualificada na pessoa coachee, de forma que a impulsione criar suas próprias receitas no alimento vivo e agir e a adotar novos comportamentos observáveis do seu interesse, Identificar valores, definir objetivos e realizar ações.
Esses elementos envolvidos no Coaching Arte Viva de Ser não são tão “semelhantes” aos que são trabalhados nos planejamentos e definições estratégicos de organizações, instituições, empresas.
Vários autores e profissionais de coaching falam também em visão de futuro, missão, metas, pontos fortes e pontos fracos, ameaças, oportunidades, cenários… O vocabulário na sua essência é bastante parecido.
Veja que algumas metodologias de gestão estratégica podem ser desmembradas até a esfera pessoal, individual, e a pessoa/coachee pode trabalhar várias “áreas de atuação” em paralelo, por exemplo, profissional, saúde e social.
No Coaching Arte Viva de Ser podem ser trabalhadas várias dimensões, várias áreas de interesse da pessoa coachee mas o foco na Alimentação viva é sempre a prioritária — e espera-se que a pessoa coachee esteja ciente deste foco.
Um desempenho mais satisfatório e efetivo é esperado.
O Coaching Arte Viva de Ser pressupõe um desejo “explícito” de desenvolvimento por parte da pessoa coachee.
E “desenvolvimento” neste contexto tem o sentido de tornar-se melhor, com mais alternativas de ação/reação, de forma mais confortável e com mais felicidade no escolheu.
Os indicadores da evolução do processo de Coaching Arte Viva de Ser e dos resultados alcançados são percebidos no bem estar entre os parceiros e podem ser apreciados no estado de gratidão que surge ao longo do processo.
Alguns autores costumam dizer que “o objetivo do coaching é alcançar o sucesso”, ...
... mas nós do Coaching Arte Viva de Ser questionamos:
Quem vai dizer o que é “sucesso“?,
Quem vai especificar o que é “sucesso”?,
Somente a pessoa/coachee pode dizer do seu próprio sentido de sucesso.
Para nós do Coaching Arte Viva de Ser: